sábado, 11 de maio de 2013

POESIA - RECORTE


RECORTE

É só uns trocadinho,
assim, é pro mininu
comprá leite pro mininu,
que tá ali, dorminu,
naquela sombra.
Sinão, já vai cordá rismunganu.
Ele senti muita fomi,
tá sempri cum fomi,
sempri choranu.
Não é pra mim, não,
é pro mininu,
só uns trocadinho,
comprá leite
enquanto eli tá durminu.

Di meu, meu, mesmo,
não tenho muita coisa:
tenho esse carrinho,
essa panela velha, uma culhé,
uns pano.
I tenho eli,
nem sei quantu tempu.
Eli é assim, miudinho,
tá sempre cum fomi.
Eu como, assim, modo di dizer,
lá di vezenquando.
Mi percupo mais cum eli.
Eli passa o tempo todo assim:
durminu.
A mãe deli morreu, assim,
cumé qui eu vou lhi dizer,
di sofrimentu:
num güentô vê as criança
sofreno.
Coitada.
Enterrei ela junto cus ôtro.
Tinha mais dois.
Agora sêmo, assim,
eu mais ele. E Deus.
Só nóis nu mundo.

Essa ponti, aqui,
é dondi nós morêmo.
Eli fica ali, na sombra,
durminu.
Tá sempre cum fomi,
o miúdo. Tadinho.
Agora, tá ali, durminu.
Daqui a pôco eli vai cordá,
e já vai cordá resmunganu.
Tadinho. É tão miúdo,
o meu piquenu.

- O menino da ponte morreu!
- O menino da ponte morreu!

Bão, era só uns trocadinho,
agora não percisa mais, não:
não dá mais tempu.
Eli tava sempre ali,
naqueles panu, durminu.
E cum fomi. Tadinho.
Agora não percisa mais, não.
Tenho qui enterrá eli.
A perfeitura tem enterro di graça,
não percisa si incomodá, não.
Eu vô lá e falo cuns moço, lá,
i elis interram eli.
A perfeitura nem cobra nada,
interram eli di graça, mesmo.
Eli era tão miúdo,
quasi nem vai ocupá terra.
Eu vô lá,
interrá meu mininu.
Daqui a pôco eu volto,
tenho vida prá vivê, né?
Então vou viveno.
Agora não sêmo
eu mais eli,
agora sêmo só
eu mais Deus.
É a vida, né?
E nós vâmu viveno.
Eu mais Deus.
Agora é só nóis:
eu mais Deus.

Licença, moço,
vô interrá meu filho.

Pero Vás


P.S.: Este poema foi escrito baseado na crônica-poema de Jorge Cavlak, intitulada Zé Nascimentu, publicada na revista Caros Amigos Literatura Marginal Ato II, página 28, s/d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...