segunda-feira, 5 de novembro de 2012

POESIA - DITIRAMBO DA ALTERIDADE


Gosto de pensar que
o que me mantém unido a ti é
justamente o que deveria nos afastar.
Gosto de pensar que
busco em ti somente o que me falta,
que minha autossuficiência não é suficiente
para me preencher a pauta
e que as lacunas em mim são gigantescas
e assustadoramente escuras e imperfeitas.

Gosto de pensar que
gosto de implodir pontes, como
qualquer pessoa normal, acreditando-se
que seja normalidade a alteridade do gosto.
Gosto de impedir partidas e chegadas,
de fechar saídas e entradas,
de atiçar tua contrariedade, pois
dela virá, tenho certeza, qualquer coisa
que alimenta e sacia a sede de verdade.

Gosto quando me acusas de querer
ser o dono da verdade - gosto de ser
o abastado dono de coisas que não existem -
do futuro, por exemplo.
Gosto de estar perto de ti e
ao mesmo tempo completamente longe,
não por incompreensão, ou distanciamento,
mas pelo prazer de me reconhecer,
de ti, tão diferente.

Gosto de ti e do que pensas, mas
gosto mais de mim.
Por isso, admiro o que fazes, mas
não tenho vontade de fazer assim.
Porque eu gosto de pensar que
o que me mantém unido a ti é
justamente o que deveria nos manter distantes.

Tudo o que é belo, é efêmero,
por isso gosto de pensar
na nossa efemeridade -
e no permanente estado enfermo
da nossa proximidade.
Fica aqui, Ó, oposto de mim,
que ainda tens muito do que acusar-me;
mas não há nada, em ti,
que possas opor ou recusar-me,
porque tudo que há em ti me sustenta,
tudo que há em ti me sacia:
tudo eu gosto, tudo eu lambo, tudo eu quero -
ditirambo do desespero.

Olha-me no olho e
Repete: “Tu
não és o dono da verdade!”
Repete: “Tu
não és o dono da verdade!”
Repete: “Tu
não és o dono da verdade!”
Repete: “Tu
não és o dono da verdade!”
Repete...

Eu gosto das almas circunferentes,
que dançam em círculos.
Eu gosto de ti, que és circunferência,
oposto concêntrico.
E Eu gosto de pensar, pois,
assim, provo para mim
que realmente existes.

Autista Baptista

Um comentário:

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...