sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PARANÓIA NA PREFEITURA DE POA


A PROCEMPA, empresa encarregada de prover o acesso à internet para a Prefeitura de Porto Alegre, está em estado de paranóia. Não sei se a causa é a proximidade das eleições ou o quê, mas o acesso a qualquer meio de comunicação externa, com exceção do e-mail, está bloqueado: facebook, twitter, orkut (há milênios), youtube (desde de que o primeiro vídeo foi postado), MSN (desde que surgiu) e derivados, e agora  ............................................................................ GOOGLE DOCS!

Tchê, fala sério! Por que alguém em sã consciência bloquearia o acesso ao Google Docs?

Eu não consigo entender qual o motivo da iniciativa. E o melhor é que as coisas são feitas sem qualquer explicação, comunicado, justificativa, nada.

Já enfrentei problemas durante mais de um Festival de Inverno, quando os oficineiros que para cá vêm precisam ilustrar suas aulas com vídeos de trabalhos seus e esses vídeos estão no Youtube - o que é uma atitude normal e sensata: para quê gravar um vídeo num DVD ou CD ou pen-drive, pegar um avião, vir dos Estados Unidos para Porto Alegre, correndo o risco de o material ser danificado ou extraviado - o que inviabilizaria irremediavelmente o trabalho que vem fazer -, se se pode deixar o vídeo disponível no Youtube e acessar de qualquer lugar? A pergunta é pertinente - menos para os burocratas tacanhos e paranóicos que estão, atualmente, à frente da direção da PROCEMPA.

Cara, já passei cada vergonha! E como explicar para um estrangeiro essa extravagância? Nem os censores conseguem. Acho que poderiam mudar o nome para Prefeitura de Porto Irã Alegre! (Isso sem contar o fato de, também, não conseguir explicar como um prédio público não disponibiliza rede sem fio com acesso público. A única rede que tem é cabeada e só podem ser conectados à ela computadores registrados, que são reconhecidos na rede como terminais, ou como estações de trabalho - isso ainda dá para entender.)

Nós temos um blog do setor onde trabalho (sou funcionário público municipal) e resolvemos colocar um vídeo institucional. Como não é possível armazenar o vídeo nos servidores da PROCEMPA e rodar no blog, enviamos o vídeo para o Youtube. Sabe como? De casa. É, cara, de casa! Inacreditável!

Agora o vídeo está lá, bonitinho e tal, mas, nos computadores da Prefeitura, ele não pode ser visto! Beleza, né? Se o prefeito chegar no meu setor de trabalho e pedir para ver o nosso blog, dar "uma curtida" na nossa página, vai ver alguns textos, umas fotos e um monte de imagens de cadeados com os dizeres: acesso não autorizado! ha ha ha ha ha ha ha! E se ele tentar clicar duas vezes sobre o relógio na barra de ferramentas, para abrir o calendário, irá ler a mensagem:" você não tem privilégios suficientes para executar esta tarefa!" ha ha ha ha ha ha ha! E se, depois de tudo isso, ele pedir para eu gravar um arquivo em uma pen-drive particular dele, e se o sistema pedir para instalar um software para reconhecer o dispositivo (isso acontece muito no XP, que é o sistema instalado na maioria dos nossos PCs), não será possível, pois "você não tem privilégios suficientes para executar esta tarefa!" ha ha ha ha ha ha ha!

Bem dizia mestre Raulzito: E quando acabar, o maluco sou eu!

PS.: Acabei de verificar que até as AdWords do Google foram bloqueadas. Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...