quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O BUROCRATA FUNDAMENTALISTA





Hoje passei por uma experiência tão fantástica, tão inacreditável no Tudo Fácil Centro, de Porto Alegre, que gostaria de torná-la pública, pois me parece que vale a pena.

Fui fazer uma carteira de identidade nova já que a minha foi diagnosticada como inservível. Para tal, levei a documentação pedida, ou seja, a certidão de casamento com o assentamento de divórcio, pois esse é meu estado civil. Depois de mais de uma hora de espera, fui chamado. Estava acompanhado de meu filho, de 13 anos.

O rapaz que me atendeu pediu-me a certidão, consultou meus dados no cadastro do IGP, estava tudo lá, como da última vez que informei, apenas foi necessária a atualização do endereço residencial que tinha mudado. Em determinado momento, o rapaz notou que meu nome, na certidão - e no cadastro do IGP - estava grafado JOAO, ao invés de JOÃO. Perguntou-me se era assim que se escrevia meu nome, sem acento; disse que não, que o JOÃO do meu nome era com til, como o é qualquer JOÃO; acrescentei que estava assim grafado, sem acento, porque alguns softwares de cadastro eletrônico não permitem acentos em alguns campos e que talvez aquele fosse o caso da certidão. O rapaz, então, orientado por uma outra pessoa, resolveu ir até sua chefia perguntar se poderia colocar o acento no JOAO, pois o software que eles utilizam permitem isso. Quando ele retornou, trouxe-me a seguinte informação: por determinação de sua chefe, eu não poderia fazer a identidade pois meu nome, conforme eu mesmo "declarara", estava "incorreto" na certidão e que eu deveria voltar ao cartório (que fica em Canoas) que a emitira para pedir a correção já que, por causa do acento, não se poderia asseverar que o JOAO e o JOÃO eram a mesma pessoa!!!!

Quase tive um troço (sou hipertenso)! "Mas como?", perguntei. Mostrei-lhe minha identidade atual e nela também estava grafado JOAO; no cartão da conta-corrente, no cartão da caderneta de poupança, no cartão do CPF, no título de eleitor, no cartão do supermercado, em todos os meus documentos o JOÃO era grafado JOAO e nunca tive qualquer problema com isso, pois o único JOAO, filho de fulana de tal, inscrito no CPF com o número tal, que existe no Brasil, sou eu!

O rapaz me respondeu que, infelizmente, não poderia fazer nada, que havia falado que na minha identidade atual (a inservível) era assim, como na certidão, mas que a sua chefia não voltara atrás. E, assim, depois de uma 1h45min, fui embora do Tudo Fácil Centro sem conseguir encaminhar meu documento de identidade. Não quis discutir porque já era meio-dia passado e ainda tinha que levar meu filho para a escola e ele tinha que almoçar; depois, eu ainda precisava passar em casa, preparar meu próprio almoço e retornar para o trabalho.

Ainda estou embasbacado. Essa funcionária do Tudo Fácil Centro lembrou-me uma figura que eu e um colega de trabalho criamos, para nos divertirmos: o Burocrata Fundamentalista. Achei que tal figura não passasse de uma brincadeira nossa, hoje descobri que ele é real - e trabalha no Tudo Fácil Centro de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...