domingo, 3 de abril de 2011

O QUE É ARTE E COMO SE PRATICA?

Certa feita, meu filho chegou para mim e perguntou se eu o ensinaria a tocar violão. Muito satisfeito, concordei prontamente.
Depois de duas aulas ele desistiu. Argumentou que nunca conseguiria aprender a tocar violão, que era muito difícil. Disse a ele que aquilo não tinha importância, pois, se o que ele queria era produzir música, ela poderia ser tirada de qualquer coisa, não necessariamente um de instrumento.
Assistindo ao artista do vídeo abaixo, concluo que disse ao meu filhote a coisa certa.
Se ele fosse mais velho, com maior capacidade de abstração, teria dito que a arte depende da criatividade do artista, não da sua técnica. A técnica emprega-se depois, naturalmente, como ferramenta de aperfeiçoamento daquele momento de primeiro arrebatamento.
Para perceber o diamante mais bonito é preciso sensibilidade. Para lapidá-lo é preciso técnica.



OBS.: Se fôsse eu, já teria derrubado todos os copos na primeira passada de mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...