domingo, 17 de abril de 2011

CAMPANHA "VAMOS FALAR CORRETAMENTE"

                    Desde os primórdios da informática ele reina soberano, sem jamais ser ameaçado por qualquer outro símbolo que com ele pudesse competir, para a sua finalidade. E que finalidade é essa? Simples: unir um nome de pessoa (utilizador) ao nome de uma máquina (servidor), a fim de identificar quem está, em determinado momento, conectado e utilizando uma determinada rede de computadores, e, também, para identificar e localizar uma conta de correio eletrônico na rede mundial de computadores (internet).
         Este símbolo foi proposto, pela primeira vez, pelo programador Ray Tomlinson, funcionário da Bolt Beranek and Newman (BBN), empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para implantar uma rede de computadores, desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas e Projetos Avançados), em 1969, com o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANet.
             Após este brevíssimo preâmbulo, resta saber por que foi este o símbolo escolhido para compor uma identificação completa  de utilizador, na rede, e não outro. O símbolo tipográfico @, em inglês, lê-se AT, que, em nossa língua, traduz-se por EM, NO. Assim, a intenção do programador que introduziu o seu uso no sistema de mensagens eletrônicas foi a de identificar um utilizador e localizá-lo na rede, informando de que computador partia uma mensagem e para que computador deveria ser enviada a resposta, e para quem.
              Exemplo: pessoa AT (@) servidor. Usando o meu nome de utilizador do serviço de mensagens eletrônicas do Gmail, para esmiuçar o exemplo, teremos: (pessoa) ente.maldito (NO) AT (servidor) gmail (de natureza) . (ponto) (comercial) com.
           Por isso, o símbolo tipográfico @ deve ser referido como AT e não ARROBA.
          Arroba é uma unidade de medida de massa ou volume. Utilizada largamente desde a antigüidade até fins do século XVIII, aproximadamente, a Arroba tanto servia para medir massa (popularmente chamada de Peso) de alimentos sólidos quanto volumes de líquidos, como do azeite ou do vinho (Taberneiro, dá-me uma arroba de vinho!), em transações comerciais. Com o tempo, foi gradualmente sendo abandonada.  Atualmente, no Brasil, ela equivale a 15Kg (de boi, por exemplo), aproximadamente.
             Nesse contexto, a continuarmos falando "fulano arroba gmail ou hotmail ou yahoo ou oquequerqueseja", vamos estar, na prática, dizendo: fulano quinze quilos (de boi) gmail ou hotmail ou yahoo ou oquequerqueseja, e não fulano NO (AT) gmail ou hotmail ou yahoo ou oquequerqueseja. Conseguiram perceber a sutileza?
          Não é incomum encontrarmos textos na internet (não em português, é claro) em que o símbolo @ é utilizado no lugar de AT, tais como fóruns de discussão, blogs pessoais, páginas de empresas e universidades.
             Há, ainda, o agravante de que é só no Brasil que se chama o AT de Arroba. Se tu estás falando com alguém do Uruguai, por exemplo, ou da Argentina, e diz: meu e-mail é fulano arroba gmail ou hotmail ou yahoo ou oquequerqueseja, a pessoa fica boiando, sem entender nada do que estás dizendo. Vai pensar que estás maluco - "Brasileiro é tudo meio doido, mesmo." - misturando nome de utilizador e de servidor com unidade de medida.
          Por outro lado, se disseres AT, serás entendido perfeitamente - e isso vale para TODO O MUNDO!, desde a Antártida até o Pólo Norte, passando por Uruguai, Bolívia, El Salvador, Cuba, Estados Unidos, China, Espanha, Alemanha, Marrocos, Egito, Zimbábue, Rússia etc.
          Por isso, em tempos de globalização, quando ouvimos coisas  curiosas como customizar (customize), para dizer personalizar (minhas orelhas tremem de medo só de pensar que, um dia, talvez ouça algum "empresário" do ramo de serviços, ou algum arrojado profissional de "marquetchin", disseminando a expressão customiário (customer), para dizer cliente. Credo!), criei esta campanha:

Vamos Falar Corretamente:
Chega de 15 quilos de boi!
Este símbolo @ é AT.



P.S.: Esta campanha tem o escopo apenas na utilização do símbolo @ no contexto dos endereços eletrônicos para envio e recebimento de mensagens eletrônicas (e-mails), não alcançando outras áreas como esportes,  química, linguagens de programação, comércio de alimentos; ou utilizações, como no Twitter, Facebook e Sistema Operacional Unix.

P.S do P.S: As experiências quanto a utilização (e o não entendimento) da expressão "arroba" com pessoas do Uruguai, Argentina, Chile, Cuba e Rússia foram vividas pelo autor deste artigo (ou seja, "mim"), que se referiram ao símbolo @, no contexto das mensagens eletrônicas, como AT. Daí a motivação para iniciar este movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...