sábado, 14 de novembro de 2009

A Sabedoria de Herbert Vianna


Pois, é, todo mundo ligado nas baboseiras do Caetano Veloso e - para a sorte de todos - outras pessoas bem mais "plugadas" na vida estão abrindo a mente, o coração e a boca para pensar, sentir e dizer coisas realmente importantes - e boas. O texto abaixo me foi enviado por e-mail, portanto não tenho como assegurar que seja realmente do Herbert. Está atribuído a ele. Espero, sinceramente, que seja. Também não tenho a mínima idéia de em que contexto este texto surgiu.
De qualquer forma, sendo ou não dele, estou publicando, pois é uma fala muito boa e sensata (e sensatez, ultimamente, tem sido um artigo raro de se encontrar), com palavras que estamos mesmo precisando ouvir (ler), sobre um assunto que estamos precisando muito pensar / debater / questionar.



FALA, HERBERT VIANNA!

(Cala a boca, Caetano Veloso!)


Cirurgia de Lipoaspiração?
Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?
Uma coisa é saúde, outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo. Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.
Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal, mas...
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos, não é natural. Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude.
Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

"Cuide bem do seu amor, seja ele quem for."

Herbert Vianna
Cantor e Compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...