sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Vida na Memória


Por: Ente Maldito

Esta é uma animação de extrema sensibilidade e beleza. Chama-se "The Piano" (O Piano) e é criação de Aidan Gibbons, tendo sido indicada para o prêmio de "Melhor Animação", no "Festival Bradford de Animação", em 2005 (as informações sobre a animação foram retiradas do saite Smelly Cat, de Carlos Merigo e Bruna Calheiros).
Um homem velho toca ao piano a música "Comptine D'Un Autre Été- L'Après Midi", de Yann Tiersen, que faz parte da trilha sonora composta para o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, França, 2001 - baixe o disco aqui). Enquanto toca, ela o conduz a uma viagem ao passado, tranzendo-lhe lembranças que lhe "aparecem" e vem compartilhar a vida com ele. O amor, a dor, a surpresa, a alegria, a perda, a saudade, a renovação, a esperança, tudo se mistura nestes poucos minutos da vida presente.
Este vídeo me levou a uma reflexão. A vida passada é irrecuperável. Podemos apenas lembrá-la, senti-la de alguma maneira, mas não podemos mais gozá-la, não podemos mais interferir sobre ela, não podemos mais vivê-la. Nunca mais. A vida passada, passou.
E você? Vai lembrar de quê? E quem vai lembrar de você? Assistam ao vídeo. Espero que gostem.

"The Piano" - Aidan Gibbons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...