terça-feira, 25 de novembro de 2008

Escrever para crianças

Escrever para crianças é um exercício fantástico! E terrível! Quando ficamos adultos, por algum motivo ainda não muito bem explicado, perdemos completamente nossas referências infantis, de tal maneira que temos grandes dificuldades, inclusive, para criarmos nossos filhos. É comum depararmo-nos com pessoas que tratam seus filhos como 'pequenos adultos', a exigir deles comportamentos e compreensões completamente incompatíveis com a fase de desenvolvimento em que se encontram.
Porque isso nos acontece? Porque nossa sensibilidade para com essa fase da vida nos sobra completamente embotada? Alguns dizem: "Ah, mas eu me lembro muito bem da minha infância. Inclusive de coisas que me aconteceram quando eu estava ainda no útero!" Fantástico! De repente se levantam, se encaminham solertes em direção ao filho pequeno, que acabou de quebrar um vaso que pertencia à família há uns 150 anos, e... BATEM NELE!...
Fomos crianças, nos lembramos de termos sido crianças, mas não sabemos mais o que é ser criança. É uma pena. E podemos solidificar nossos argumentos quando apontamos não apenas pais que maltratam seus filhos, tanto fazendo uso da violência física quanto da psicológica, mas também aqueles que os abandonam, que não querem saber deles! Será que não lembramos do que necessitávamos quando tínhamos 1, 2, 3, 4 anos?
Acho que, na real, mantemos a memória visual e perdemos completamente a memória emocional, ou sensível. O Alzheimer emocional é devastador, e quem sofre as conseqüências (repararam no uso do trema? - Eu sou brasileiro, e o brasileiro não desiste nunca!) não somos nós, pois nós somos a conseqüência (ó, de novo! Mas, baaaahhh...) dessa "doença" inevitável e incurável; então, há outros, outros menores do que nós, outros "crianças", e que são os que, efetivamente, sofrem com a nossa "desensibilização".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado visitante, seja bem-vindo. Os comentários aqui postados não são moderados, por isso, conto com a sua moderação.

Plugin Artigos Relacionados para WordPress, Blogger, ...